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quarta-feira, 9 de junho de 2010

Usuário brasileiro desconfia da eficácia dos software de segurança

:: Convergência Digital :: 08/06/2010

Apesar de nos últimos anos o Brasil ter registrado aumento exponencial na quantidade de spam enviado, sendo citada por algumas consultorias como o maior país em envio de mensagens indesejadas, somente 14,2% dos brasileiros com acesso à internet pagam por uma licença de software de segurança, revela estudo da Frost & Sullivan.

O levantamento apurou ainda que 54,7% dos usuários residenciais possuem um software gratuitamente instalado, fato que, na percepção da Frost, aponta para a baixa percepção do valor agregado em relação às soluções de segurança.

De acordo com a pesquisa, 14% dos usuários que atualmente possuem soluções gratuitas pretendem adquirir soluções pagas durante este ano e 2011. Entretanto essa migração na significara expansão na base de detentores de licenças pagas já que 9% dos que pagam por um software de segurança planejam instalar soluções livres assim que a licença expirar em 2011.

Uma das principais barreiras mencionadas pela amostra para os internautas brasileiros adquirirem soluções pagas de software de segurança é a incerteza da sua eficácia. "Existe uma preferência por baixar e instalar soluções freeware em vez de investir em soluções mais robustas", diz o estudo. AVG e Avast despontam como os maiores competidores no mercado brasileiro, seguidos da McAfee e da Symantec.

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