Páginas

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Entendendo a eletricidade estática

Postado pôr: Washington Luiz Machado dos Anjos
http://tecnociencia.inf.br/tecnico/wluiz
Wednesday, 16 June 2010

Na área da informática e principalmente em manutenção de hardware, seja qual for o equipamento, associa-se sempre o termo "eletricidade estática". Ao ler qualquer tutorial ou livro relacionado ao assunto logo no início temos um aviso: "cuidado com a eletricidade estática" ou "cuidado com ESD" Por isso vamos explicar o que significa realmente isso.

Todo o material, inclusive o nosso corpo, tem a capacidade de acumular cargas elétricas. Uma das formas de gerar esta carga é pelo atrito, desta maneira sempre que esfregamos um material a outro estamos gerando eletricidade. Exp.: ao caminhar esfregamos os pés ao solado do sapato, a sola do sapato ao piso, a roupa que usamos esta constantemente em atrito com nosso corpo, trabalhando ou manuseando qualquer material estamos produzindo eletricidade.

O nosso corpo é naturalmente neutro, mas pelo atrito com outros materiais é eletrizado modificando seu potencial (ficando eletricamente positivo ou negativo) e causando um desequilíbrio em relação à Terra, pois a terra possui um valor absoluto igual a zero.Para reestabelecer este equilíbrio a natureza se manifesta fazendo com que o corpo eletricamente carregado emita pequenas descargas elétrica ou faíscas em direção a outro com potencial mais baixo deixando-o neutro novamente.

Estas descargas eletrostáticas chamamos de "ESD". Por isso nosso corpo esta constantemente sendo carregado de eletricidade estática, mas também esta constantemente descarregando esta eletricidade com outros materiais. O fato de não estarmos em contato direto com a Terra (por uso de materiais isolantes como carpetes, pisos plásticos, etc..) faz com que acumulamos mais eletricidade estática.Esta eletricidade estática acumulada em nosso corpo não traz danos à saúde e nem causa choque por ser uma descarga muito rápida da ordem de bilionésimo de segundos e amperagem muito baixa.

Assim como descarregamos a eletricidade estática do nosso corpo constantemente para outros materiais, também ocorre ao manusearmos equipamentos relacionados à área da informática como placa mãe, processador, memória, placas de expansão e chips em geral. Desta maneira por serem equipamentos muito sensíveis que trabalham com baixíssima tensão todo cuidado é pouco e os avisos devem ser levados a sério.

Qualquer descarga de eletricidade estática por pequena que seja podem causar danos fatais ocasionando a queima de circuitos e paralisando totalmente o equipamento. Também ocorre em determinadas situações danos parciais dando erros de funcionamento ou diminuição do tempo de vida útil.

Umidade relativa do ar: Este fator influência no acúmulo de eletricidade estática e costuma-se ouvir erroneamente que ela esta presente somente em ambientes de ar seco, o que não é verdade. Pode-se dizer que quanto maior a umidade relativa do ar menor será a voltagem da eletricidade estática acumulada no corpo, mas o problema continua existindo, embora em grau menor. Como ninguém quer correr o risco de perder um módulo de memória ou uma placa mãe, por exemplo, é preciso seguir as normas mesmo assim.A eletricidade estática se acumula também em materiais como plástico, borracha ou outros e por isso o uso de luvas não impede descargas elétricas.

Cuidados: Antes de iniciarmos qualquer tarefa de manutenção em um micro precisamos descarregar a eletricidade estática presente no nosso corpo, que pode ser feito colocando as mãos sobre um objeto metálico ligado ao solo, ou sob o gabinete metálico do micro quando este estiver ligado a uma tomada aterrada. Durante o procedimento devemos tocar o gabinete do micro com as duas mãos diversas vezes, manusear os equipamentos sem tocar nos chips ou circuitos segurando-os pelas bordas, não trabalhar sob piso de carpetes ou usando roupas de lã e não ficar esfregando as mãos no cabelo.Para um trabalho seguro e risco próximo do zero foram desenvolvidos diversos equipamentos:

Pulseira anti-estática: Ao colocar esta pulseira ela descarrega a eletricidade do seu corpo para um ponto aterrado. O terminal da pulseira deve ser conectado a um fio terra para um grau maior de eficiência.

Luvas anti-estática: Luvas feitas de materiais especiais com filamentos condutivos. Tem a função de dissipar a eletricidade estática.

Manta anti-estática: Usada para aplicações em bancadas ou mesa de trabalho, confeccionada com borracha anti-estática com três camadas e fio de aterramento.

Avental anti-estático: Avental ou jaleco conveccionados com materiais especiais anti-estático dissipativo.

Tapetes anti-estático: Tapete condutivo construído em borracha condutiva de alta qualidade possui dois cabos de aterramento e permite uma rápida drenagem da eletrostática para a terra.Concluímos, portanto, que a eletricidade estática realmente existe, a ciência comprova e os avisos são válidos. Todo o cuidado é pouco.   

Nenhum comentário: