Páginas

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Cinco tendências de TI e problemas que deixam os CIOs de cabelos em pé

IT Careers - Convergência Digital
:: Da redação :: 24/11/2009

A crescente geração de dados a partir de computadores e dispositivos corporativos com acesso à internet traz consigo uma série de tendências e práticas às quais os profissionais de Tecnologia da Informação devem ficar atentos. Algumas delas já preocupam os responsáveis por TI nas empresas desde o início da era do computador. Outras, mais recentes, foram trazidas por novas e diferentes maneiras de trabalho, que por sua vez demandaram modelos até então pouco adotados de infraestrutura de TI.

Confira aqui uma lista com as tendências e problemas que têm deixado CIOs de cabelos em pé.

Gestão web
Monitorar aquilo que as pessoas fazem na internet é uma das tarefas às quais os gerentes de TI têm dedicado cada vez mais tempo. E a tarefa de gerenciar e monitorar o acesso à internet tem se tornado mais difícil à medida que cresce o interesse dos usuários por novos serviços web.

Integração de ferramentas de Web 2.0
Blogs, wikis e redes sociais são cada vez mais utilizados pelas companhias como ferramentas internas. E sua implementação pode ser um tanto quanto complicada para a equipe de TI, especialmente quando ninguém sabe exatamente como as ferramentas serao utilizadas. As ferramentas de Web 2.0 podem ser muito valiosas para as companhias, mas apenas se forem implementadas corretamente e utilizadas de forma a aprimorar as comunicações e colaboração nessas empresas.

Integração de cloud computing
Um dos maiores problemas da integração da computação em nuvem é que nem tudo vai exatamente para a nuvem. Como resultado, as companhias têm de aprender a lidar com um mix de soluções armazenadas localmente e serviços baseados na nuvem. Isso implica uma série de dores de cabeças, sendo que a integração é exatamente a primeira delas.

Funcionários remotos
Para a equipe de TI, o trabalho remoto traz consigo outros problemas. Além da dor de cabeça de deixar a rede aberta para conexões externas, também há a questão de controle de acesso e monitoramento das informações acessadas e armazenadas na rede. Algumas companhias já optam por configurar e gerenciar suas redes especificamente para os teletrabalhadores. Mas essas ainda são minoria - e nem por isso seus profissionais de TI têm menos preocupação com o problema.

Armazenamento
Este é, sem dúvida, a força motriz da sobrecarga de informações. Usuários criam mais conteúdo do que nunca, através de uma quantidade de canais nunca antes vista e com mais ferramentas do que nunca. E tudo isso precisa de um destino.

Independentemente de quantos analistas, fabricantes de hardware ou provedores de serviços com quem conversemos, o alerta é sempre o mesmo: não adianta simplesmente colocar novos hardwares na rede. Os arquivos estão tão grandes e complexos que não basta simplesmente elevar o volume de storage. De fato, com orçamentos cada vez mais enxutos, isso sequer é possível para muitas empresas.

Nenhum comentário: